29 de jul. de 2011

O QUE IMPORTA É O ESTADO DE ESPÍRITO

Há pessoas com uma certa vergonha de serem chamadas de “Vendedor(a)”. Há empresas que por causa disso usam nomes diversos para a nobre função de vendas: “Consultor Técnico”, “Assistente Comercial” e muitos outros. Se você, por acaso, tiver vergonha de ser chamado de vendedor, saiba que está na contra-mão da história, pois uma das mais importantes, rentáveis e dinâmicas profissões dos dias atuais é justamente esta. E quanto mais você compreender o valor dessa profissão, mais orgulho terá de ser chamado de “Vendedor(a)”.
Na minha opinião o importante é ter orgulho do que se faz, o mundo precisa de pessoas simples e transparentes.
Bem sucedido são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitir que erraram.
Hoje o MBAs ensinam as pessoas a serem imitadores de Bill Gates. O que eles deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.
Resultados, Metas ? É necessário que elas existam ? Sim, não tenham dúvidas, metas são importantes sim e é o resultado que faz a continuidade, mas as metas são interessantes para o sucesso e não para a felicidade. 
A felicidade não é meta, é estado de espírito.

26 de jul. de 2011

SUCESSO COM AUTOMAÇÃO

A primeira coisa que as pessoas pensam quando percebem a necessidade de informatizar é em comprar um computador, esse é o primeiro erro. Você ainda não sabe que tipo de equipamentos vai poder utilizar, pois isso depende do software a ser usado. Comece pelo software. Defina qual o nível de gerenciamento você pretende alcançar a curto, médio e longo prazo. Após escolher o software, a empresa fornecedora poderá analisar junto com você quais os equipamentos deverão ser usados.
O software em primeiro lugar
Escolha o fornecedor certo
Escolha um responsável na sua empresa para cuidar do processo
Comece pela retaguarda, cadastre dados, qualquer sistema só vai dar resultado se for alimentado
Identifique as principais necessidades e vá por etapas
Trabalhe em parceria
Treinar é preciso

22 de jul. de 2011

OS SAPOS INDECISOS

Se existem três sapos numa folha e um deles decide pular para a água, quantos sapos restarão na folha?
A resposta certa é: três sapos, porque um sapo tão somente decidiu pular. Ele não pulou de fato.
Não somos muitas vezes como o sapo? Decidimos fazer isso, decidimos fazer aquilo, mas no fim acabamos fazendo nada.
Na vida é preciso tomar muitas decisões. Algumas fáceis, outras difíceis. A maior parte dos erros que cometemos, no entanto, não são fruto de decisões erradas. A maior parte deles deve-se, sim, a indecisões. Temos de conviver com a conseqüência das nossas decisões. Isso é arriscar. Tudo é arriscar.
Rir é correr o risco de parecer um tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Abrir-se para alguém é arriscar envolvimento.
Expor sentimentos é correr o risco de revelar a si mesmo. Expor idéias e sonhos é arriscar-se a perdê-los. Amar é correr o risco de não ser amado.
Viver é correr o risco de  morrer. Ter esperanças é correr o risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de falhar.
Os riscos precisam ser enfrentados, pois na vida o maior fracasso é nada arriscar.
A pessoa que não arrisca nada, que não faz nada, não tem nada, ela nada é. Pode evitar o sofrimento e a dor, mas não aprende, não sente, não muda, não cresce. Não vive. Presa à sua servidão, ela é uma escrava que teme a liberdade. Apenas quem arrisca é livre.
O pessimista queixa-se dos ventos.O otimista espera que os ventos mudem.O realista ajusta as velas.

15 de jul. de 2011

INTERAÇÃO COM CLIENTE

Antes de cada interação com um cliente é fundamental refletir:

• O que tenho de especial para oferecer a ele?
• De que maneira devo oferecer?
• Como posso tornar esta oferta especial?
• Que contribuição darei a ele além das advindas do negócio?
• Como eu me torno parte da história deste cliente?
• Ele se lembrará de mim? Como?

4 de jul. de 2011

ENGANO OU SOLUÇÃO

Seria muito bom se todos os funcionários de uma empresa passassem por um treinamento de vendas, eles iriam entender melhor os motivos do vendedor.
Ocorre que na maioria das empresas, somente o vendedor se preocupa com as vendas.
Esse engano leva milhões de empresas a vender menos do que poderia vender e até mesmo ao fracasso. É importante lembrar que é o resultado da venda que torna a empresa saudável ou debilitada.
Quanto mais saudável a empresa for, melhor para todos os setores.

ACOMPANHAMENTO

Todo vendedor sabe que nem sempre a venda é fechada na primeira abordagem ou no primeiro contato. Na maioria das vezes, são preciso vários contatos para fechar uma venda. Em função disso, são indispensáveis ao vendedor: paciência, muita determinação e principalmente, acompanhamento no processo de venda, estimulando sempre o cliente.
A melhor forma de fazer isso é através do “acompanhamento”.
Acompanhar, dar continuidade, verificar. Isto é vital e indispensável par uma boa performance em vendas.

Quatro motivos pelos quais os vendedores não fazem acompanhamento:

  • Vendedores não estabelecem acompanhamento como prioridade. Se você não separar um tempo específico para isso, nunca vai executar.
  • Desorganização. Organize arquivos sobre pessoas que já contatou.
  • Inércia. Vendedores bem sucedidos fazem acompanhamentos regularmente. Provavelmente é por isso que chegaram onde estão.
  • Medo. “- Se eu ligar, é bem provável que ele reclame de alguma coisa”. Clientes cujo problemas são resolvidos, têm muito mais chance de voltar a comprar.