14 de mar. de 2012

SE TODOS FOSSE COMISSIONADOS

Ah! Como seria bom se todos os funcionários de uma empresa fossem comissionados.
Melhoraria o atendimento, melhoraria o desempenho individual e consequentemente o desempenho da equipe, melhoraria a imagem perante o mercado, melhoraria tudo ou quase tudo na empresa, confesso que ainda não encontrei um ponto negativo nessa proposta, acredito que todos os setores da empresa seriam beneficiados com mais disposição e atenção.
Vocês já perceberam como representantes buscam atender bem seus clientes ? Não tem mistério, representantes são comissionados, assim como a maioria dos vendedores ou consultores comerciais.
Geralmente quando um cliente precisa resolver uma pendência em uma empresa, ele tenta o setor devido (financeiro, suporte técnico, desenvolvimento, administrativo ou qualquer outro) e na maioria das vezes a pendência se arrasta, até chegar ao vendedor (funcionário comissionado), nesse momento, desprendido de burocracias e interessado na fidelização do cliente (cliente fidelizado volta a comprar e comprando volta a dar o retorno financeiro para empresa e gera comissão ao vendedor), o vendedor sai em busca da solução e acaba resolvendo a pendência do cliente.
Cá prá nós, não existe nada mais chato do que você precisar resolver uma pendência e o funcionário que está na empresa para trabalhar (atender, resolver, tentar, etc), lhe atender sem motivação, atender por atender. A justificativa (não deveria ser, mas acaba sendo) é que independentemente da satisfação do cliente, o salário do funcionário está garantido ao final do mês, para ele tanto faz resolver ou não a sua pendência.
Faça uma experiência, na primeira dificuldade que você tiver em uma solicitação em qualquer empresa, peça para falar no setor comercial e exponha o problema, o vendedor ou consultor comercial, como queiram chamar, vai pegar seu problema e buscar uma solução, pode até não conseguir o que você quer (muitos não tem autonomia total), mas vai te dar um feedback sobre como está sendo tratado e quem está com a solução.
Luiz Braga