19 de mar. de 2013

DISCUSSÃO SADIA


Pessoal, as vezes estamos em contato com um cliente e nosso ponto de vista pode divergir do ponto de vista do cliente (isso acontece com muita frequência).
Muitas vezes no calor do atendimento, ao expor nossa opinião, acabamos fazendo de forma mais ríspida, o que pode minar a conversa e terminar com insatisfação de ambas as partes.
Convido a todos, para uma reflexão que busquei na internet ontem à noite, sintetizei um pouco, pois o artigo é muito grande.

Qual a vantagem de ganhar uma discussão ?
Se você "desbancou o cliente", dificilmente ele irá retornar.
É preciso mostrar seu ponto de vista, enxergando o ponto de vista do cliente, essa seria a postura correta.

10 pontos para argumentar melhorem discussão ou negociação.

1-) Não bata de frente - Ouça a opinião contrária e analise positivamente.
2-) Foque no que o outro tem a ganhar - Depois de ouvir o outro, foco nos benefícios que ele tem a ganhar e argumente em cima deles.
3-) Use argumentos certos - Embase sua fala em exemplos, comparações e estatísticas.
4-) Foque nas idéias principais - É melhor eleger as idéias mais consistentes.
5-) Não apresente sua opinião de cara - Conduza o raciocínio para depois apresentar sua tese, exemplo: Todos habitantes da ilha são alfabetizados (informação de conhecimento geral), Alberto é um habitante da ilha, logo é alfabetizado (dado de caráter particular).
6-) Mude a importância de valores - Você não destrói o valor do outro, apenas põe um outro valor em cima. Ex.: em 1920 o modelo de pai era bem rigoroso. Monteiro Lobato acreditava na possibilidade de ensinar sem punir, e em vez de combater o paradigma, ele colocou as crianças em férias no sítio do pica-pau amarelo, um lugar onde o pai foi substituído por uma avó carinhosa que podia ensinar sem punir.
7-) Fuja da retorsão - Aquela mania de achar que um erro justifica o outro, fuja disso.
8-) Transmita credibilidade - Coerência entre o discurso e atitude.
9-) Fale com domínio e entusiasmo - Naturalidade, espontaneidade e emoção.
10-) Trate o outro com educação e gentileza - Seja qual for o debate, mostre comprometimento com a imagem do outro.

Valeu galera, vamos em frente.