8 de out. de 2013

PROFISSIONAL DE EQUIPE

Quem já não teve momentos complicados no ambiente de trabalho e pensou buscar forças que acreditava não mais existirem?
Quem também não enfrentou problemas pessoais que acabaram refletindo no desempenho profissional?
Momentos assim geraram até problemas de saúde... O corpo soma o que o pensamento alimenta.

É mentira essa história de que numa empresa os indivíduos são profissionais e em casa são pessoas, não temos 2 HDs, como alguns computadores.
Não dá para dizer aos funcionários: No trabalho você só pensa e lá fora você sente. Você pensa, sente e vive dentro da empresa.
É por isso que a produtividade cai quando o ambiente não é bom.

As empresas com visão de longo prazo sabem disso, criam mecanismos para atrair e reter talentos, desenvolver equipes...
Percebemos hoje, porém, que se fala muito em “reter talentos”, mas na prática tem-se vendido a ideia que o bom funcionário é aquele que fica poucos anos numa empresa.

Essa mentira de mercado criou “executivos relâmpagos”, “entusiasmados sem causa”, “donos da verdade”, com belos currículos, mas fracos na execução do trabalho e no relacionamento com pessoas e por conseqüência fracos na formação de uma equipe comprometida.

Ninguém tem nervos de aço e como seres humanos somos afeto em pessoa, carentes de sentimentos melhores, de espiritualidade, de motivação, de se acreditar crescendo e, sobretudo, de família e quando um dos pilares cai, a possibilidade de erro, de desconcentração, de maus resultados é muito maior.

Há muita pressão nos dias de hoje. Se alguém estiver desempregado, enfrenta pressão em casa, na família... Se estiver em plena carga de trabalho, cobra mais resultado de si mesmo ou recebe esta carga de seus superiores ou ainda do próprio medo dos bons ventos irem embora.

As empresas mais lucrativas do mundo tem o seu foco centrado num bom ambiente de trabalho onde impera a confiança, o bom humor, a motivação pela vida e o compromisso de todos com as metas, com os resultados.

É um equívoco e um mito afirmar que custa caro investir em motivação de pessoas, de equipes... Mais caro é ter uma empresa com pessoal desmotivado.
Essa “desculpa” gera pessoas descompromissadas com o negócio.
E aí, adeus sucesso!
Texto original de Gilcler Regina

Adaptado por
Luiz Braga