Hoje se fala muito em consultor comercial, a palavra está na moda, tem ainda o assessor de mercado ou ainda o personal de mercado, etc. nomenclatura é o que não falta.
No meu entendimento todos são vendedores, mas entendo que existem vendedores e vendedores
Se existe um profissional que precisa negociar mais do que qualquer outro, certamente é o vendedor. O perfil do vendedor mudou bastante nos últimos anos. E qual seria o perfil do novo profissional de vendas? Tirar vantagem não é negociar. Um bom trabalho de venda ocorre quando há bom atendimento, confiança na empresa e no vendedor e uma negociação eficaz e transparente, esta nova abordagem vai muito além do que cabe na descrição convencional da função de venda.
Enquanto um vendedor apenas vende um produto ou serviço para o cliente, outro vendedor oferece solução e assessoria. Enquanto um vendedor não planeja sua venda e improvisa na frente do cliente ou, na melhor das hipóteses, planeja no carro, indo para a reunião, o outro vendedor faz um planejamento antecipado e criterioso dos aspectos da venda. Por fim, se o primeiro vendedor é um "tirador" de pedidos, mesmo com um verniz de sofisticação, o segundo vendedor constitui o elo de comunicação entre sua empresa e o mercado e até uma empresa dentro da própria empresa.
E aí... Qual dos dois vai termais sucesso ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário