Conheço tipos variados de vendedores, aliás, é comum vermos clientes, supervisores e gerentes rotulando vendedores seja por qualidades ou até mesmo por deficiência, mas podemos sintetizar 2 tipos de vendedores sem denegrir nenhum deles, cada qual com suas qualidades e seus méritos.
O primeiro é o vendedor “nato”, aquele que se buscarmos no DNA, encontraremos a ansiedade, o desafio, foco em metas, a agressividade em conquistas e disposição para encarar a pressão do ofício.
O segundo é o vendedor consultor, é aquele que é mais especialista, tem conhecimento técnico mais aprofundado, muitas vezes nem gosta de ser chamado de vendedor e por conhecer bem o produto ou serviço, tem maior poder de persuasão, é menos agressivo, mas inspira mais confiança.
Entendo que eles se completam, se puderem trabalhar o mesmo cliente, dificilmente perderão a venda, o vendedor “nato”, entra com a abordagem, faz o primeiro momento com o cliente e abre as portas para o vendedor consultor, que com seu conhecimento, apresenta a proposta com a solução, esclarece as possíveis objeções e volta a bola ao vendedor “nato”, que trabalha a negociação até o fechamento.
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